Área do cliente

Ponto de Equilíbrio

Se você já entendeu a diferença entre custos fixos e variáveis, e sabe o que é margem de contribuição, poderá entender também um dos principais indicadores financeiros de uma empresa: o Ponto de Equilíbrio.

Caso tenha dúvidas sobre custos fixos e variáveis ou margem de contribuição, consulte este itens em nosso canal de Autoatendimento.

Ponto de Equilíbrio é a quantidade de receitas mínimas que uma empresa necessita para cobrir todos os seus custos e despesas.

É importante conhecê-lo para que se possa saber o quanto é necessário vender, no mínimo, não gerando nem lucro e nem prejuízo, para que a empresa não necessite de outras fontes de recursos para honrar seus compromissos. Muito usado para definir metas de vendas, por exemplo.

Para calculá-lo, soma-se as despesas fixas com as despesas financeiros e divide-se pela porcentagem da margem de contribuição.

A fórmula do Ponto de Equilíbrio é esta:

Ponto de Equilíbrio = Despesas Fixas / Margem de contribuição

Ainda possui dúvidas? Entre em contato conosco.

Adicional Salarial: os 5 tipos previstos na CLT

De acordo com a CLT (Consolidação das Leis de Trabalho), o Adicional Salarial ou Complemento Salarial é um acréscimo temporário somado ao salário do colaborador que exerce, por algum motivo, as suas funções fora da normalidade, ou seja, o trabalhador executa algum tipo de atividade fora do seu escopo comum de trabalho. Desse modo, a remuneração do empregado deve ser obrigatoriamente acrescida de um Adicional Salarial, isto é, um valor extra deverá complementar a sua renda.

Ler Artigo »

Aqui, você terá acesso exclusivo a informações personalizadas sobre sua empresa. Acompanhe de perto suas finanças, visualize relatórios e documentos importantes, envie solicitações e desfrute de uma experiência contábil simplificada. Estamos comprometidos em facilitar sua gestão financeira e tributária.