Por definição, a margem de contribuição é, essencialmente, a diferença entre a receita e o custo variável. Portanto, este cálculo é válido somente quando o hotel utiliza o custeio variável ou direto.
A margem de contribuição indica em quanto o produto/serviço está contribuindo para cobrir os custos fixos. Desta forma, tendo a noção de qual produto/serviço contribui mais para o hotel, o gestor pode potencializar suas vendas, gerando mais receita.
Adicionalmente, o que reforça a importância de um hotel conhecer a sua margem de contribuição?
– é o principal aspecto na decisão da combinação mais lucrativa entre custos variáveis, custos fixos, preço e volume de vendas;
– considerando o tamanho da margem de contribuição unitária e o seu percentual, ambos têm grande influência sobre os passos que a companhia está disposta a dar para aumentar os lucros;
– neste contexto, o melhor caminho para melhorar lucros é aumentar a margem de contribuição total.
A sua empresa está precisando melhorar a gestão contábil para maximizar o lucro? Entre em contato com um de nosso especialistas. Disponibilizamos as melhores soluções para que a sua empresa alcance este objetivo!