Split payment, de acordo com a Reforma Tributária, é a cobrança automática que realizará o recolhimento de tributos de acordo com 3 formatos: inteligente, simplificado e manual.
Essa operação será feita por meios de pagamento, como bancos e instituições financeiras, que serão obrigadas a aderir aos 3 formatos.
Os 3 modelos de recolhimento de tributos deverão ser adotados a partir da virada para o novo sistema de impostos, em 2027, quando as empresas começarão a pagar IVA (Imposto sobre valor Agregado).
O nome Split payment vem do inglês e significa pagamento dividido, fazendo referência ao processo de divisão automática de impostos no momento de compra e venda.
Afinal, na prática, o que o Split payment significa?
Ocorrerá a vinculação da nota fiscal à transação de pagamento. Com isso, é possível separar na largada o valor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços, que unifica ICMS e ISS) e da CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços, que substitui PIS/Cofins) devidos.
Você tem dúvidas sobre esse assunto?
Antecipe-se sobre as exigências da Reforma Tributária. Consulte um dos nossos especialistas e verifique o melhor formato de recolhimento para os seus tributos. Garanta a economia tributária e a conformidade contábil do seu negócio.
Podemos ajudar? Fale com um de nossos especialistas – Entre em contato conosco
- Telefone: (11) 3474-5100
- Whatsapp: (11) 3474-5100