Fraude contábil é uma estratégia elaborada com a intenção de manipular a contabilidade de uma empresa. Esse tipo de manipulação pode ser relacionada, por exemplo, a documentos com valores falsos, ao uso de notas frias, a omissão de informações e a erros de cálculos de forma proposital.
De um modo geral, a fraude tem o objetivo de reduzir a carga tributária, beneficiar terceiros ou, até mesmo, inflar os ganhos de investidores. Dessa forma, por essa prática ser considerada um crime, os envolvidos podem responder criminalmente pelos atos praticados.
Como as fraudes contábeis podem ser identificadas?
A maneira mais eficaz de identificar fraudes é através de auditoria ou por meio de uma consultoria, contando com uma empresa contábil especializada. Esse trabalho pode identificar falhas de processos, que inclusive poderão alertar o empresário na correção de erros que se materializarão em problemas futuros.
Além do mais, contar com um departamento de controles internos e implementar e cumprir políticas éticas, fortalece um sistema preventivo de fraudes.
Gostou do conteúdo? Então, continue nos acompanhando. No próximo posta falaremos sobre as punições aplicáveis quando fraudes contábeis são identificadas.s.
Podemos ajudar? Fale com um de nossos especialistas – Entre em contato conosco
- Telefone: (11) 3474-5100
- Whatsapp: (11) 3474-5100