Os indicadores financeiros são fundamentais para a mensuração da saúde financeira de uma empresa. Por isso, esse conjunto de métricas é fundamental para qualquer Agência de Turismo planejar e maximizar o seu desempenho. Pensando nisso, separamos abaixo 10 indicadores financeiros primordiais:
1) Faturamento: esse indicador mensura o total de dinheiro que entra na empresa. É uma métrica atrelada ao volume de vendas;
2) Margem bruta: é um indicador complementar ao faturamento, apontando o lucro bruto que a empresa obteve em um determinado período;
3) Margem líquida: aqui avalia-se o valor real do caixa, ou seja, descontando-se, por exemplo, impostos, despesas e custos;
4) Margem de contribuição: essa métrica revela o quanto a venda dos pacotes de turismo consegue sustentar as despesas fixas e manter o lucro nas vendas;
5) Ponto de equilíbrio: esse indicador demonstra quando o lucro da empresa é igual a todas as despesas. Desse modo, mensura-se o quanto é necessário, mensalmente, para manter a agência em funcionamento, ou quanto tempo leva para se chegar a esse valor.
Gostou do conteúdo? Então, continue nos acompanhando! No próximo post falaremos sobre os outros 5 indicadores financeiros essenciais para a sua Agência de Turismo.
> Leia também – Turismo 4.0: o que caracteriza essa nova revolução do setor? – parte 1
Ainda possui dúvidas? Entre em contato conosco.