Ciclo de vida das empresas familiares: 6 estágios sequencias e suas características – parte 2

Dando continuidade a nossa proposta, hoje falaremos, sinteticamente, sobre os estágios 3 e 4 relacionados aos ciclos de vida das empresas familiares.

Estágio 3 – o êxito/expansão: é caracterizado pela decisão estratégica e imperativa do dirigente-proprietário na exploração de novos mercados. Há a reunião de recursos necessários ao crescimento com o objetivo de financiar essa expansão. O dirigente-proprietário que leva a empresa ao estágio de êxito-expansão firma-se como inovador, consolidador da organização e um tomador de decisão;

Estágio 4 – o desenvolvimento: nesse estágio, os principais problemas concentram-se na obtenção de um crescimento rápido e nas possibilidades de financiamento desse crescimento. Com isso, as questões mais importantes resumem-se à delegação de poder e às finanças. Nessa fase, a empresa é descentralizada. Assiste-se a um planejamento operacional e estratégico, mas a ideia de organização ainda é muito influenciada pelo dirigente da empresa.

Gostou do conteúdo? Então, continue nos acompanhando. No próximo post finalizaremos o assunto falando dos estágios 5 e 6.

>Leia também – Ciclo de vida das empresas familiares: 6 estágios sequencias e suas características – parte 1<

Ainda possui dúvidas? Entre em contato conosco.

Asset-Light: O Novo Modelo de Negócio do Turismo

Asset-Light é a estratégia de focar naquilo que gera mais valor — a marca, a tecnologia, a curadoria de experiências — e reduzir a dependência de ativos físicos caros. Pense nas grandes OTAs, marketplaces de experiências e nos agentes de viagem modernos.

Ler Artigo »