Área do cliente

Classificação de Risco: como essa análise pode favorecer investimentos no Brasil?

A capacidade de um país atrair investimentos está vinculada a uma classificação de risco (rating), que é uma nota atribuída por agências especializadas (em análise de crédito) a um país emissor de dívida.

Essencialmente, o trabalho dessas agências é avaliar a capacidade e a disposição de um país em honrar – pontual e integralmente – o pagamento de sua dívida. Portanto, o rating é um instrumento relevante para investidores, uma vez que essa análise fornece uma opinião independente a respeito do risco de crédito da dívida de um dado país.

Em geral, como a classificação de risco de um país é mensurada?

Com base em critérios específicos, as agências atribuem um nota ao país adotando uma escala representada por letras, números e sinais matemáticos (+ ou -). Normalmente, essa escala vai de “D” (nota mais baixa) a “AAA” (nota mais alta).

Dessa forma, há dois grande grupos:

– Grau de especulativo: D até BB+,
– Grau de investimento: BBB- até AAA.

Recentemente, a agência Fitch elevou a nota do Brasil de BB- para BB, deixando, assim, o Brasil mais próximo do chamado grau de investimento, algo que ajuda a atrair mais investimentos ao país.

Estrangeiro, você pretende fazer investimentos ou abrir uma empresa no Brasil? Conte conosco! Fornecemos uma assessoria contábil especializada nos trâmites burocráticos e tributários envolvidos nesses processos.

>Leia também – Estrangeiros: qual o caminho legal para investir capital no Brasil?<

Ainda possui dúvidas? Entre em contato conosco.

Aqui, você terá acesso exclusivo a informações personalizadas sobre sua empresa. Acompanhe de perto suas finanças, visualize relatórios e documentos importantes, envie solicitações e desfrute de uma experiência contábil simplificada. Estamos comprometidos em facilitar sua gestão financeira e tributária.