Considerando a evolução da área de Recursos Humanos (RH) nas organizações, a função puramente operacional do RH ficou no passado, uma vez que o status deste departamento foi elevado a um nível estratégico.
Diante dos novos desafios impostos pelo mundo corporativo contemporâneo, o RH precisou evoluir para encontrar profissionais cada vez mais qualificados e com um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes requisitados pelas empresas. Desta forma, este setor passou a utilizar tecnologias para atender estas demandas, mas também para responder de uma forma mais efetiva às rotinas tradicionais de trabalho.
Independente do método ou tecnologia adotada pelo RH, uma transição digital deve ser bem desenhada na gestão de pessoas, pois – caso contrário – a empresa pode perder competitividade, o que pode ser evidenciado através de resultados insatisfatórios de indicadores.
Portanto, um RH tecnológico deve ter a visão da melhoria contínua, absorvendo novas tecnologias, reconfigurando métodos obsoletos, integrando gente qualificada, monitorando resultados obtidos e desenhando metas desafiadoras para o futuro.