O Turnover nas empresas é um indicador imprescindível ao RH, pois essa métrica revela o número de colaboradores admitidos e desligados em um determinado período.
O capital humano tem o potencial de garantir uma maior diferenciação à empresa, já que é pautado por aspectos intangíveis de difícil imitação, como qualidade, conhecimentos específicos, entre outros.
Com isso, a valorização do capital humano não tem a ver apenas com a sustentabilidade da instituição, mas também com a diminuição do turnover, que é a rotatividade de funcionários, ou seja, é o “entra e sai”.
Logo baixo, destacamos as possíveis causas que favorecem o aumento do turnover:
– Deficiências nos processos internos do RH relacionados a(o): critérios de recrutamento e seleção, treinamento de recursos humanos, política disciplinar da organização, critérios de avaliação de desempenho, grau de flexibilidade das políticas da empresa e a transparência em relação ao plano de carreira;
– Estilo de gerenciamento e da liderança de pessoas e processos;
– Ambiente de trabalho pouco atrativo para o colaborador: política salarial, benefícios, oportunidades de crescimento/desenvolvimento, condições de trabalho, cultura organizacional, etc.
Gostou do conteúdo? Então, continue nos acompanhando. No próximo post citaremos os impactos gerados à instituição advindo da alta taxa de turnover.
Podemos ajudar? Fale com um de nossos especialistas – Entre em contato conosco
- Telefone: (11) 3474-5100
- Whatsapp: (11) 3474-5100