Área do cliente

Vale-transporte: legislação e metodologia de cálculo – parte 2

Dando seguimento a nossa proposta, hoje falaremos sobre como calcular, na prática, o desconto do Vale-transporte (VT) no salário bruto dos funcionários.

A metodologia consiste em:

1) Identificar o custo diário de transporte: calcule o custo total da passagem de ida e volta para o local de trabalho;

2) Calcular o custo mensal: multiplique o custo diário pelo número de dias úteis no mês;

3) Determinar o desconto de 6%: calcule 6% do salário bruto do empregado;

4) Comparar os valores: se o custo mensal do transporte for maior que o desconto de 6%, o empregado pagará apenas os 6%. Caso contrário, o desconto será o valor efetivo do transporte;

5) Aplicar o desconto: o valor a ser descontado do salário do empregado será o menor entre o custo do transporte e os 6% do salário bruto.

E quando o desconto de 6% sobre o salário bruto do funcionário é superior ao valor do VT?

Nesse caso, quando o desconto de 6% tem um valor superior ao custo efetivo do transporte, a legislação determina que apenas o valor real seja descontado.

Dessa forma, a empresa deve ajustar com exatidão o desconto do VT, evitando, assim, descontos excessivos no salário do trabalhador. Com isso, garante-se a justiça e a equidade na aplicação desse benefício.

A sua empresa está executando a metodologia correta no cálculo do VT? Evite problemas de ordem contábil e trabalhista. Consulte um dos nossos especialistas! Temos um time de alta competência técnica para assessorar o seu negócio.

> Leia também – Vale-transporte: legislação e metodologia de cálculo – parte 1

Ainda possui dúvidas? Entre em contato conosco.

Adicional Salarial: os 5 tipos previstos na CLT

De acordo com a CLT (Consolidação das Leis de Trabalho), o Adicional Salarial ou Complemento Salarial é um acréscimo temporário somado ao salário do colaborador que exerce, por algum motivo, as suas funções fora da normalidade, ou seja, o trabalhador executa algum tipo de atividade fora do seu escopo comum de trabalho. Desse modo, a remuneração do empregado deve ser obrigatoriamente acrescida de um Adicional Salarial, isto é, um valor extra deverá complementar a sua renda.

Ler Artigo »

Aqui, você terá acesso exclusivo a informações personalizadas sobre sua empresa. Acompanhe de perto suas finanças, visualize relatórios e documentos importantes, envie solicitações e desfrute de uma experiência contábil simplificada. Estamos comprometidos em facilitar sua gestão financeira e tributária.