Área do cliente

Empresa Familiar: o que caracteriza essa entidade empresarial?

Quando uma empresa é familiar existe uma conexão evidente entre a família e o negócio. Essas empresas podem inserir vários membros da família, tanto na parte administrativa, quanto no controle acionário ou na direção.

Mesmo que a gestão seja realizada por um profissional que não seja da família, o negócio ainda por ser caracterizado como familiar, desde que haja membros da família no quadro de diretores ou de acionistas.

Basicamente, as empresa familiares dividem-se em dois grupos:

1 – O primeiro grupo é composto pelas empresas de pequeno e médio porte de capital fechado, com a propriedade fortemente concentrada ou, até mesmo, exclusivamente familiar. O controle é muito centralizado, com familiares ocupando os cargos administrativos mais importantes. Essas organizações são denominadas empresas familiares centralizadas (controle centralizado) ou fechadas (capital fechado);

2 – Já o segundo grupo é representado pelas empresas familiares de maior porte, com algumas transformações como: abertura de capital, diminuição do grau de concentração da propriedade do capital, profissionalização da gestão e busca de uma maior descentralização no controle, por meio de uma menor participação dos familiares, os quais teriam presença exclusiva no Conselho de Administração. Essas instituições são denominadas empresas familiares descentralizadas (controle mais descentralizado) ou abertas (capital aberto).


Independente do tipo de empresa familiar, uma gestão contábil eficiente é imprescindível para o desenvolvimento e o sucesso do seu negócio. Por isso, conte com o nosso time de experts para assessorá-lo(a).

>Leia também –Digitalização de documentos e a sustentabilidade da sua empresa <

Ainda possui dúvidas? Entre em contato conosco.

Adicional Salarial: os 5 tipos previstos na CLT

De acordo com a CLT (Consolidação das Leis de Trabalho), o Adicional Salarial ou Complemento Salarial é um acréscimo temporário somado ao salário do colaborador que exerce, por algum motivo, as suas funções fora da normalidade, ou seja, o trabalhador executa algum tipo de atividade fora do seu escopo comum de trabalho. Desse modo, a remuneração do empregado deve ser obrigatoriamente acrescida de um Adicional Salarial, isto é, um valor extra deverá complementar a sua renda.

Ler Artigo »

Aqui, você terá acesso exclusivo a informações personalizadas sobre sua empresa. Acompanhe de perto suas finanças, visualize relatórios e documentos importantes, envie solicitações e desfrute de uma experiência contábil simplificada. Estamos comprometidos em facilitar sua gestão financeira e tributária.