Dando continuidade a nossa proposta sobre Turismo 4.0, hoje abordaremos como a Indústria 4.0 vem organizando os seus processos internos – por exemplo, utilizando tecnologias como Internet das Coisas (IoT), identificação por radiofrequência (RFID), Inteligência Artificial (AI) e aprendizado de máquina (ML) – para oferecer a melhor experiência ao cliente, com base em um paradigma altamente fundamentado em tecnologia para a produção de serviços e apoiado nos princípios comuns de outras indústrias 4.0.
O que a indústria 4.0 no Turismo trouxe para o setor e como ela vem transformando a relação como cliente?
– Consultores de Viagens Autônomos;
– Agentes Eletrônicos que permitem facilidades na hora de comparar preços e reservar viagens, mas, principalmente, sendo um “amigo de viagem digital” do cliente que fará o acompanhamento de toda a viagem, auxiliando o viajante em todos os assuntos;
– A importância da internet é clara, pois os turistas são cada vez mais digitais;
– Desintermediação na hora da compra: hoje, os clientes têm a opção de comprar os serviços ofertados pelas agências direto no site das companhias aéreas e nos sites dos hotéis, por exemplo. Esse fato gera para as agências a oportunidade de otimizarem os seus processos internos e reinventarem-se.
A substituição de hábitos antigos por novos faz parte da evolução nesse mercado, cada vez mais competitivo. Transformações geram oportunidades, mas essas só podem ser aproveitadas com uma gestão contábil eficiente. Consulte um dos nossos experts! Estamos prontos para atendê-lo(a).
> Leia também – Turismo 4.0: o que caracteriza essa nova revolução do setor? – parte 1
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