Área do cliente

Ciclo de vida das empresas familiares: 6 estágios sequencias e suas características – parte 2

Dando continuidade a nossa proposta, hoje falaremos, sinteticamente, sobre os estágios 3 e 4 relacionados aos ciclos de vida das empresas familiares.

Estágio 3 – o êxito/expansão: é caracterizado pela decisão estratégica e imperativa do dirigente-proprietário na exploração de novos mercados. Há a reunião de recursos necessários ao crescimento com o objetivo de financiar essa expansão. O dirigente-proprietário que leva a empresa ao estágio de êxito-expansão firma-se como inovador, consolidador da organização e um tomador de decisão;

Estágio 4 – o desenvolvimento: nesse estágio, os principais problemas concentram-se na obtenção de um crescimento rápido e nas possibilidades de financiamento desse crescimento. Com isso, as questões mais importantes resumem-se à delegação de poder e às finanças. Nessa fase, a empresa é descentralizada. Assiste-se a um planejamento operacional e estratégico, mas a ideia de organização ainda é muito influenciada pelo dirigente da empresa.

Gostou do conteúdo? Então, continue nos acompanhando. No próximo post finalizaremos o assunto falando dos estágios 5 e 6.

>Leia também – Ciclo de vida das empresas familiares: 6 estágios sequencias e suas características – parte 1<

Ainda possui dúvidas? Entre em contato conosco.

Aqui, você terá acesso exclusivo a informações personalizadas sobre sua empresa. Acompanhe de perto suas finanças, visualize relatórios e documentos importantes, envie solicitações e desfrute de uma experiência contábil simplificada. Estamos comprometidos em facilitar sua gestão financeira e tributária.