O uso de informações corretas e precisas é fundamental para o entendimento de um cenário e possibilita a tomada de decisões. Sem essa premissa, processos ficam sujeitos ao retrabalho, gerando custos adicionais à empresa.
Considerando a parte documental, o processo admissional precisa, essencialmente, de um Departamento Pessoal (DP) atento, competente, com processos bem definidos e organizados e que, preferencialmente, utilize tecnologia.
E quais são as características de um processo admissional bem executado?
– validação de documentos: disponibilizar ao candidato uma lista em que as informações estejam claras, em relação aos documentos solicitados e o prazo para a entrega deles;
– orientações sobre o exame admissional (uma exigência da CLT);
– regulamentação da contratação: o DP deve informar ao candidato as condições de contratação, na forma de um contrato (elaborado pelo setor e pelo departamento jurídico);
– utilização da tecnologia: a documentação do candidato pode ser enviada ao DP através da internet; validação dos documentos por meio de assinatura eletrônica; um processo de admissão digital conta com mecanismos de proteção de dados, armazena a documentação de cada profissional e cria cópias salvas em nuvem.
A sua empresa precisa de uma assessoria para tornar a etapa documental do processo admissional mais segura e eficiente? Então conte conosco! Temos um time de experts para otimizar este processo na sua empresa.