Área do cliente

Servidor Público aposentado ou pencionista podem ser MEI?

No caso dos Servidores Públicos Federais, estes não podem ser MEI. Já os Servidores Públicos Estaduais e Municipais precisam verificar a legislação pertinentes as suas respectivas categorias.

Por exemplo, se um pensionista do INSS inválido abrir uma MEI ele perderá o benefício, pois passará a ser considerado recuperado.

Uma outra situação que não permite a abertura de uma MEI é no caso de empresário titular ou sócio administrador de uma empresa.

Em quais outros casos um pensionista, ao abrir uma MEI, perde a pensão?

Há a perda do benefício diante das seguintes situações:

– Pensionista e Servidor Público Federal em atividade,

– Estrangeiro com visto provisório (somente pode ser MEI mediante ao RNE – Registro Nacional de Estrangeiros, que é um tipo de “visto permanente”).

Portanto, a abertura de uma empresa após a aposentadoria exige uma análise detalhada de cada caso. Por isso, evite problemas que possam afetar o recebimento do seu benefício. Consulte um dos nossos especialistas! Fornecemos uma consultoria capaz de analisar a viabilidade ou não da abertura da sua empresa.

>Leia também – O aposentado que abrir uma MEI tem direito a uma segunda aposentadoria?<

Ainda possui dúvidas? Entre em contato conosco.

Aqui, você terá acesso exclusivo a informações personalizadas sobre sua empresa. Acompanhe de perto suas finanças, visualize relatórios e documentos importantes, envie solicitações e desfrute de uma experiência contábil simplificada. Estamos comprometidos em facilitar sua gestão financeira e tributária.