Você sabe a diferença entre salário e remuneração?
Muitas vezes esses conceitos são confundidos, por isso, explicamos abaixo as diferenças essenciais que caracterizam cada uma dessas formas de recebimento.
Salário é a contraprestação devida ao empregado pela prestação de serviços, em decorrência do contrato de trabalho. O salário compreende uma quantia fixa de dinheiro, geralmente, paga mensalmente.
Já a remuneração é a soma do salário contratualmente estipulado – por exemplo, mensal, por hora, por tarefa – com outras vantagens percebidas na vigência do contrato de trabalho como horas extras, adicional noturno, adicional de periculosidade, insalubridade, comissões, percentagens, gratificações, diárias para viagem etc.
Como a remuneração é variável, geralmente, existem dois métodos para determiná-la:
➡ Método de remuneração tradicional: ocorre o pagamento de parcelas suplementares como comissões, porcentagens, prêmios, gratificações ajustadas, diárias para viagens que excedam 50% do salário, adicionais, gorjetas etc;
➡ Método de remuneração por desempenho: esse sistema de remuneração representa um modelo mais moderno e condizente com o mercado de trabalho contemporâneo, uma vez que baseia-se na avaliação de habilidades e competências, tendo como foco as pessoas.
Ficou com alguma dúvida? Então, procure a nossa assessoria contábil! Garanta a conformidade no cálculo de salários e remunerações dos funcionários da sua empresa. Conte com o nosso time de especialistas. Estamos prontos para atendê-lo(a).
>Leia também – Lei 14.611/2023: Transparência salarial entre homens e mulheres<
Ainda possui dúvidas? Entre em contato conosco.