Área do cliente

Hora extra: definição e 3 pontos de atenção

Hora Extra – conforme a CLT (Consolidação das Leis de Trabalho) – é considerada um Adicional Salarial e o art. 59 dessa legislação destaca que os trabalhadores que precisarem prorrogar a sua jornada de trabalho sem a compensação de período, com horas que excedam a jornada normal de trabalho, será automaticamente considerada como “hora extraordinária”, e deverá ser remunerada com acréscimo de, no mínimo, 50%.

Destacamos abaixo 3 pontos de atenção em relação à Hora Extra:

➡ O tempo excedido deve corresponder no máximo 2 horas por dia, com exceção a essa regra serviços inadiáveis, aqueles que precisam ser concluídos, sob pena de prejuízos ao empregador;

➡ Aos domingos e feriados o valor da hora extra vale o dobro;

➡ Além do mais, funcionários que não fazem o seu horário de almoço têm o direito de receber esse período legalmente como Hora Extra.


A sua empresa está realizando corretamente o cálculo de Horas Extras? O controle efetivo sobre esse processo contribui para a saúde financeira e contábil do seu negócio. Evite problemas de ordem trabalhista. Conte com a assessoria do nosso time de experts! Estamos à disposição para atendê-lo(a).

>Leia também – Atualização em leis e normas trabalhistas: o papel central do RH neste processo<

Ainda possui dúvidas? Entre em contato conosco.

Aqui, você terá acesso exclusivo a informações personalizadas sobre sua empresa. Acompanhe de perto suas finanças, visualize relatórios e documentos importantes, envie solicitações e desfrute de uma experiência contábil simplificada. Estamos comprometidos em facilitar sua gestão financeira e tributária.